Rompimento de registro em obra da Corsan deixa Gramado sem água há mais de dois dias

 Prefeitura, que chegou a decretar estado de calamidade pública, diz que a situação deve ser normalizada integralmente no sábado (24). 

Diretor-presidente da Corsan pediu desculpa à população e se disse 'constrangido'.

Foto: RBS

Moradores de Gramado, na serra gaúcha, estão há mais de dois dias sem água. 
As aulas em algumas escolas estão suspensas, e restaurantes fecharam as portas por causa da falta de abastecimento. A prefeitura, que chegou a decretar estado de calamidade pública, diz que a situação deve ser normalizada integralmente no sábado (24). Na região central do município, o abastecimento já foi retomado.

Na cidade vizinha de Canela, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o problema ocorre, mas em menor escala. A falta d'água afeta determinadas regiões em horários específicos.

O problema começou quando, na última quarta-feira (21), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realizou uma obra justamente para tentar resolver problemas de abastecimento que eram alvo de constantes reclamações da comunidade.

O serviço tinha o objetivo de interligar uma adutora para trazer aos municípios água de São Francisco de Paula, também na Serra. Os moradores haviam sido avisados sobre a interrupção total do fornecimento de água entre as 8h e as 18h. A normalização estava prevista para a madrugada de quinta-feira (22).

Só que, na mesma madrugada, um registro rompeu e provocou nova interrupção, deixando a comunidade sem água e exigindo que as equipes da Corsan voltassem a trabalhar para fazer reparos. Por se tratar de um período de alta temporada, que costuma atrair muitos turistas para o Natal Luz e movimentar a economia, os comerciantes de Gramado têm se mostrado preocupados com a situação.

Na noite de quinta, o presidente da unidade da Corsan em Gramado, Acir Silva da Costa, participou de um encontro com vereadores. Ele pediu desculpa à população e se disse "constrangido". O conserto na rede já foi feito e, até sábado, á água deve voltar nas regiões mais altas. Por enquanto, escolas, unidades de saúde e hospitais estão sendo abastecidos por 11 caminhões-pipa em Gramado.

Nesta sexta-feira (23), uma reunião ocorreu com representantes da prefeitura de Gramado, Câmara Municipal, sindicatos e comunidade para discutir o assunto. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ficou definido que um comitê, com representantes do poder público e da comunidade, será criado para acompanhar a eficiência da execução do contrato firmado entre o executivo e a Corsan. Atualmente, não há fiscalização do município sobre a Corsan.

Aulas suspensas

Com exceção das escolas João Benetti Sobrinho e Nossa Senhora Pompeia, que não dependem da Corsan, as aulas nas escolas da rede estadual estão suspensas em Gramado (confira a lista abaixo). De acordo com a Coordenadoria Regional de Educação de Caxias, os colégios abrirão na próxima segunda (26). O calendário será reorganizado, e os conteúdos não serão perdidos.



Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário