EPTC abre processo administrativo para investigar van escolar que se envolveu em acidente


Veículo colidiu com um carro na esquina da Avenida Sertório, na manhã de segunda-feira (26), na Capital


Tiago Bitencourt / Agência RBS


A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) abriu um processo administrativo para apurar a situação de uma van escolar que se envolveu em um acidente na manhã de segunda-feira (27) em Porto Alegre.

Conforme a EPTC, a van já teve autorização para o serviço, mas foi substituída por outro veículo em 2016. A investigação vai apurar se os dois veículos estão regulares para o transporte de estudantes.

Como era de Guaíba, a van não está cadastrada no sistema da EPTC, que já solicitou informações para a Metroplan. Procurada por GaúchaZH, a Metroplan afirmou que a van tem cadastro, mas que tem o laudo da inspeção veicular e o seguro vencidos — assim, não poderia rodar.

Se constatadas irregulares, o processo pode resultar em penalidades como a revogação da autorização do proprietário.
Atualmente, 612 veículos têm autorização para o serviço na Capital. No site da EPTC, é possível consultar se um veículo é autorizado ou não pelo prefixo da van.

— É muito importante que os pais fiquem atentos e preservem a segurança dos seus filhos — afirma o coordenador de Fiscalização de Transporte do órgão, Adailton Maia.

De acordo com a EPTC, os veículos autorizados passam por vistorias periódicas, que ocorrem a cada 60, 90 ou 120, conforme o ano de fabricação da van. Os condutores também precisam ter cadastro para exercer o trabalho. Há um limite de vida útil de 10 anos para automóveis e 15 anos para micro-ônibus e ônibus.
Acidente em Porto Alegre
Na manhã de segunda-feira (26), a van escolar colidiu com um carro na esquina da Avenida Sertório com a General Emílio Lúcio Esteves, bairro Santa Maria Goreti, zona norte de Porto Alegre. O veículo levava estudantes de Guaíba para uma escola da Capital. O acidente ocorreu por volta das 7h30min.

O veículo levava dois alunos e um deles ficou ferido. No carro, um Peugeot 207, estava somente a motorista que não se feriu.(Fonte: Gaucha ZH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário