Retomado júri de três acusados de tentar matar judeu em Porto Alegre em 2005


Réus foram denunciados por homicídio triplamente qualificado. Julgamento popular começou na quinta-feira (22) e deve terminar nesta sexta (23). Em setembro, outros três acusados foram condenados. Mais três serão julgados em março de 2019.

Julgamento popular de mais três réus por tentativa de homicídio de judeu ocorre em Porto Alegre — Foto: Marco Matos/RBS TV
Foto RBS TV
   O julgamento popular de mais três acusados de tentar matar um jovem judeu em 2005, em Porto Alegre, foi retomado por volta das 9h10 desta sexta-feira (23), no Foro Central. Daniel Vieira Spark, Israel Andriotti da Silva e Marcelo Moraes Cecilio foram denunciados por tentativa de homicídio triplamente qualificado de Rodrigo Fontella Matheus, tendo entre as qualificadoras motivo torpe, já que o crime foi cometido exclusivamente por discriminação.


Na quinta-feira (22), a sessão durou 13 horas. Além de testemunhas da defesa e da acusação, um dos réus, Marcelo, foi ouvido. Ele negou a acusação.
Em setembro, outros três homens foram condenados pelo mesmo crime. Em março de 2019, mais três serão julgados.

O segundo dia de julgamento começou com o depoimento do réu Daniel Vieira Spark. Logo no início, ele negou participação nas agressões.

 "Estava embriagado e saí dali. Entrei num táxi com um amigo para sair da confusão", conta.

 Um integrante da acusação perguntou se naquela noite, em que Daniel raspou a cabeça, seria o batismo dele no grupo. Ele negou. "Não estava acostumado a ter cabeça raspada. Quando saí para ver a briga, não me dei conta que iam achar que estava envolvido."

Segundo a denúncia, na madrugada do 8 de maio de 2005, Rodrigo Fontella Matheus, Edson Nieves Santanna Júnior e Alan Floyd Gipsztejn caminhavam pela esquina das ruas Lima e Silva e República, no bairro Cidade Baixa, na capital gaúcha, quando foram atacados por um grupo de skinheads, de ideologia neonazista.

Os agredidos usavam quipá, pequeno chapéu em forma de circunferência, usado pelos judeus. O grupo de agressores estava dentro de um bar quando avistou os rapazes em frente ao estabelecimento.
A denúncia de tentativa de homicídio contra Edson Nieves Santanna Júnior e Alan Floyd Gipsztejn foi desclassificada para lesão corporal e prescreveu.
Várias pessoas chegaram a ser listadas como rés nos processos, mas nove foram acusadas formalmente pelo crime

Outros três acusados, Leandro Comaru Jachetti, Leandro Mauricio Patino Braun e Valmir Dias da Silva Machado Junior também respondem pelos mesmos crimes. O julgamento será nos dias 22 e 23 de março de 2019

Fonte:RBS TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário