Porto Alegre terá investimento de US$ 30 milhões do Banco Mundial

Recursos serão utilizados no plano de desenvolvimento do 4ª Distrito


Foto: Marcelo Ávila / PMPA / CP




O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, e sua comitiva que está nos Estados Unidos receberam nesta segunda-feira, em Washington, a confirmação de que o Banco Mundial fará um investimento na casa dos 30 milhões de dólares na Capital. O investimento será em um plano de desenvolvimento do 4º Distrito, região que compreende os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos, na Zona norte. Os recursos, de acordo com nota da Prefeitura, deverão ser utilizados para a contenção de alagamentos, saneamento e mobilidade urbana.

Além disso, o Executivo obteve outro apoio, através da oferta de assistência técnica do Banco Mundial, que servirá para a estruturação de projetos e revisão do Plano Diretor da Capital, com recursos a fundo perdido.

Como Porto Alegre não tem nota de crédito para contrair investimentos internacionais, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) será o intermediador do recurso. Esta é uma operação inédita do Banco Mundial, utilizando o intermédio de uma instituição financeira local para superar a saúde financeira do município.

Com avaliação financeira atual com rating C, Porto Alegre precisa realizar reformas estruturais que garantam a saúde financeira do município para voltar a contrair este tipo de recurso, segundo a nota da Prefeitura. “Estamos buscando alternativas para não perdermos mais financiamentos do que já perdemos. Neste caso, o limite de crédito não será da prefeitura e sim do BRDE”, explicou o Marchezan.

Missão EUA

A comitiva embarcou na sexta-feira para uma missão dividida entre Washington e Nova Iorque, com objetivo de atrair investimentos para Porto Alegre. Integram a missão o prefeito Nelson Marchezan Júnior; os secretários municipais da Fazenda, Leonardo Busatto; de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi; secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Daniel Rigon; e a deputy chief resilience officer, Marcela Ávila. Pela Câmara Municipal, fazem parte da comitiva os vereadores Valter Nagelstein, Mauro Pinheiro, Moisés Barboza, Ricardo Gomes e Wambert di Lorenzo.

Os representantes da Aliança pela Inovação de Porto Alegre são o professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs; Marcus Coester, da Aeromovel Brasil S.A; Henri Siegert Chazan, presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre; e Marc Allan Weiss, presidente Global Urban Development. (Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário