Iniciativa consiste na disponibilização de imagens de pessoas jurídicas para uso pelo Ceic
Funcionários acessam câmeras de monitoramento de ruas e avenidas da Capital | Foto: Guilherme Testa
Porto Alegre terá até o final deste ano o projeto de utilização de câmeras colaborativas. A iniciativa consiste em uma metodologia de trabalho adotada em outras cidades brasileiras em que pessoas jurídicas poderão disponibilizar suas imagens para utilização do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).
As imagens de uma empresa ou de um condomínio, no caso de uma situação suspeita, poderão ser acessadas em tempo real pelo órgão que vai comunicar a Guarda Municipal ou a Brigada Militar para que faça as intervenções necessárias.
O anúncio foi feito pelo coordenador do Ceic, Solon Beresford, durante as comemorações dos seis anos de criação da instituição, em evento nesta quinta-feira. Ele adiantou ainda que a Orla do Guaíba está recebendo 38 câmeras de videomonitoramento em razão da circulação de milhares de pessoas no trecho 1 do Parque Moacyr Scliar. "O monitoramento é uma ferramenta de suporte aos efetivos da segurança pública. As câmeras qualificam as operações na cidade", afirmou o coronel da reserva ao explicar que o governo do Estado utiliza as imagens do Ceic e vice-versa. O Ceic é vinculado Secretaria Municipal de Segurança (Smseg).
Segundo Beresford, o cercamento eletrônico de Porto Alegre - em fase de implantação - fará o monitoramento dos acessos e das vias internas da Capital. "Hoje, os veículos que circulam nas vias da cidade onde há controladores de velocidade e que os equipamentos tenham terminais, já é feita a leitura das placas. Assim, podemos identificar, por exemplo, quem está com o IPVA vencido", ressaltou.(Correio do Povo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário